Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro

A Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro nasceu a 05 de Maio de 1969, por instituição testamentária do casal Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, na cidade de Águeda – Portugal – com objectivos nas áreas da museologia (albergando a Colecção de Arte que o casal construiu ao longo da vida), da cultura (promovendo e dinamizando projectos vários) e da assistência (concedendo bolsas e prémios académicos).
A 28 de Junho de 1985 abre ao público o edifício Museu/Sede na Quinta de S. Pedro, pertença do casal, sob projecto do arquitecto Agostinho Rica. Um espaço contemporâneo, consciente do seu lugar na sociedade, com um valor de referência e de síntese, capaz de transformar e de oferecer modelos sociais e culturais alternativos adequados para assinalar, caracterizar e transmitir os valores e os signos dos tempos; resgatando, no seu conceito, o poder enquanto instituição de referência para a sociedade global: valores de urbanidade essências na transculturalidade actual.
Com o seu Conservador, Vieira Duque, o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, ambiciona funcionar como um Romance, onde os objectos são narradores e funcionam como agentes activos de Memória e, a par dos textos literários, tenham ritmo específico, gramática, sintaxe e lógica próprias, coordenando assim a articulação entre os diversos elementos do espaço e das exposições, numa lógica do texto expográfico, alcançando o lúdico, o pedagógico, o cultural, o social, o colectivo e o individual.
Uma praxis onde o património tem como missão fomentar um espaço de experiências, conduzindo o Ser Humano para o mundo do extraordinário, do mágico, do encantamento e da imaginação; exercitando desta forma a tolerância através de objectos de Arte da nossa colecção, nos campos da Arqueologia, Escultura, Pintura, Artes Decorativas, Ourivesaria, Mobiliário, Gravura, Cerâmica e Acervo Bibliotecário.

Guided tours

Exhibitions and events

We don't have anything to show you here.

Educational programs

We don't have anything to show you here.

Suggested Content