Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

PALÁCIO PIMENTA

Núcleo-sede do Museu de Lisboa, mostra a evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré-história até ao início do séc. XX.

O museu está instalado num palácio de veraneio da primeira metade do século XVIII, enquadrado pelo que resta de uma antiga quinta senhorial. Mandado construir por Diogo de Sousa Mexia, figura de relevo dos reinados de D. Pedro II e D. João V, foi edificado entre 1734 e 1746, desconhecendo-se a autoria do edifício.

Desde a sua construção, o palácio teve sucessivos proprietários, entre eles Manuel Joaquim Pimenta a quem deve a designação. Em 1962 o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa,  ficando decidida para este espaço, após a requalificação do edifício e jardins, a reinstalação do então designado Museu da Cidade, a funcionar no Palácio da Mitra desde 1942. O novo museu foi inaugurado a 18 de Maio de 1979.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público (Dec. 27:396, de 26 de Dezembro de 1936).

O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta compreende área de exposição de longa duração, área de exposições temporárias (Pavilhões Preto e Branco destinados respetivamente a exposições temporárias do Museu e a Galeria de Arte Contemporânea), centro de documentação e serviços.

THE SITE

The main site of the Museum of Lisbon, it presents the evolution of the city from the human occupation of the territory during Pre-history to the early twentieth century. The Museum of Lisbon – Palácio Pimenta houses long-term exhibitions as well as temporary exhibitions and has a documentation and service centre.

Other venues

Exhibitions and events